Forte São Mateus: um histórico e importante ponto turístico de Cabo Frio.
Conheça a história de um dos monumentos mais antigos da região dos lagos.
Erguido no século XVII com o intuito de fortalecer a segurança da região dos lagos fluminense, o Forte São Mateus em Cabo Frio é um dos mais antigos aparatos militares e recursos de defesa de nosso país.
Hoje tombado pelo IPHAN — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional —, sua construção permanece como uma memória tangível do passado colonial brasileiro, fazendo do forte um importante e procurado destino turístico em Cabo Frio. Por isso, que tal aprendermos um pouquinho mais sobre a sua história?
História do Forte São Mateus
Falar sobre a história do Forte São Mateus é de certo modo falar sobre a história de Cabo Frio e o avanço da colonização do Brasil.
Muito antes de ser o pólo turístico internacional que é hoje, Cabo Frio foi mapeada pelo navegador Américo Vespúcio por volta do ano 1503. Após sua descoberta, a região logo tornou-se um destino cobiçado por navegadores e piratas devido ao seu pau-brasil de excelente qualidade.
A abundância natural do recurso e a ganância dos envolvidos levou a confrontos sangrentos por estas terras e o que nelas havia, de modo que o investimento em segurança tornou-se uma necessidade cada vez maior.
Assim, por volta de 1616, Constantino Menelau, governador e capitão-mor da Capitania do Rio de Janeiro, ordenou o desmantelo da Fortaleza de Santo Inácio, que considerava frágil, e a construção de um novo forte próximo à povoação de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio, no Bairro da Passagem. Nascia então o Forte de São Mateus do Cabo Frio.
Recurso de defesa
Historicamente, os fortes militares brasileiros eram construções fortificadas erguidas em pontos estratégicos do litoral do país com o objetivo de proteger o território nacional de invasões estrangeiras.
Aprovado pela corte portuguesa em Lisboa, o principal objetivo do Forte São Mateus era proteger o povoado onde se erguia a cidade de Cabo Frio de invasões estrangeiras, como as francesas e holandesas.
Sua presença imponente também assegurava que o tão importante pau-brasil fosse destinado corretamente a Portugal. Construído em pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, o forte dispunha de uma estrutura robusta, com casa para o comando, quartel para abrigar as tropas, cozinha, armazém de pólvora e cisterna dedicada.
Com o passar dos anos, o monumento continuou a ser aparelhado por diferentes governantes, servindo posteriormente para proteger a atividade de embarque e desembarque e sinalizar a passagem dos navios que rumavam para o Rio de Janeiro.
Um passeio imperdível
De propriedade da União, o Forte São Mateus, o penedo em que está erguido e a ponta de sua praia foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, alcançando o status de patrimônio nacional na segunda metade do século XX.
O processo de tombamento também concedeu a administração do espaço à prefeitura de Cabo Frio. Desativado como aparato militar, o forte foi restaurado ao longo dos anos e hoje atua como atrativo turístico e registro tangível da história da cidade e do Brasil.
Sua localização estratégica confere aos visitantes uma visão privilegiada de outros cartões postais da cidade, como a Ilha do Japonês e a Praia do Forte. Os turistas também podem conhecer e apreciar itens históricos como os canhões e armas que guardaram as terras nacionais por séculos, bem como o alojamento onde ficavam os guardas, hoje convertido em centro cultural.
Tudo isso faz com que o Forte São Mateus seja um destino imperdível em Cabo Frio, merecendo a visita em qualquer época do ano!
Localizado próximo ao Forte São Mateus no Bairro da Passagem, O Hotel Paradiso Del Sol reflete o perfeito equilíbrio entre o requinte e a sofisticação de suas instalações com a beleza natural do local. O paraíso espera por você — clique aqui e faça já a sua reserva!