Bairro da Passagem: um destino histórico e apaixonante em Cabo Frio.
Descubra mais sobre este passeio imperdível na cidade.
Dentre os diversos destinos de Cabo Frio, o Bairro da Passagem se destaca por seu apaixonante contraste entre o clássico e contemporâneo.
Com seus múltiplos encantos, trata-se de um passeio imperdível para diversos públicos a qualquer hora do dia. Por isso, que tal descobrirmos juntos um pouco mais sobre esse cativante ponto turístico?
O retrato de uma cidade histórica
A história do Bairro da Passagem se confunde com a história de Cabo Frio e a própria trajetória do Brasil, posto que a cidade foi uma das primeiras fundadas em nosso país.
Muito antes de ser o pólo turístico internacional que é hoje, Cabo Frio foi mapeada por Américo Vespúcio por volta do ano 1503, logo tornando-se um alvo constante de ataques piratas devido ao seu pau-brasil de excelente qualidade.
A exploração gananciosa do recurso natural por navegadores europeus levou a confrontos sangrentos na região, dos quais destaca-se a Guerra de Cabo Frio, em 1575.
Em 1615, o então governador do Rio de Janeiro Constantino Menelau estabeleceu povoação no local, fundando assim a Vila de Santa Helena do Cabo Frio — a sétima mais antiga do Brasil. No ano seguinte, o fazendeiro Estêvão Gomes foi nomeado capitão-mor de Cabo Frio, transferindo o sítio original da povoação para o atual Bairro da Passagem e rebatizando a vila como Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio.
Paralelamente, nessa época deu-se início ao desmonte da Fortaleza de Santo Inácio e ao erguimento do Forte de São Mateus. A frequente distribuição de terras de acordo com amizades e interesses também possibilitou a formação de latifúndios.
Com tantos acontecimentos importantes para o estado ocorrendo de forma simultânea, o Bairro da Passagem, ponto do canal do Itajuru por onde as travessias eram realizadas, ganhou grande importância como um pólo urbano regional.
Tradição preservada e tangível
Por sua localização privilegiada, o Bairro da Passagem logo tornou-se o berço do que seria a cidade de Cabo Frio. Com os frequentes embarques e desembarques de pessoas e mercadorias do período colonial, ali surgiram de fato as primeiras habitações e feitorias da cidade.
Alguns desses imóveis antigos encontram-se hoje tombados como patrimônio histórico, representando um pedaço importante da história do Brasil protegido da ação do tempo e disponível para visitação.
É o caso, por exemplo, da Igreja de São Benedito, construída no século XVIII por escravos. Localizada na praça cujo nome também homenageia o santo mouro, todo o seu entorno é ladeado por estruturas que conservam o desenho colonial, fazendo com que a visita ao local seja quase um túnel do tempo. Algumas das coloridas casas ao redor inclusive conservam suas telhas originais, dizem, moldadas nas coxas das escravas da época.
Hoje no Bairro da Passagem o clássico se mistura com o contemporâneo em diversos aspectos: como no passado, barcos pesqueiros e de suprimentos de vários tamanhos e cores ilustram a localidade, e as diversas opções gastronômicas e musicais tornam o destino movimentado tanto de dia quanto de noite, lembrando o burburinho histórico que caracterizou o primeiro núcleo urbano da cidade.
O que fazer no Bairro da Passagem?
Por seu clima aconchegante e riqueza de detalhes, o Bairro da Passagem é um ponto turístico imperdível em Cabo Frio. Graças ao mencionado contraste entre o histórico e o atual, há muito o que desfrutar e guardar como recordação.
Turistas de todas as idades apreciarão passear na orla do canal do Itajuru e explorar as ruas e vielas do bairro, que podem gerar ótimas fotografias e vídeos. Além da já mencionada Igreja de São Benedito, outro destaque que merece a visita é o Beco do Príncipe, arco construído para preservar a passagem dos pescadores e ligar as duas edificações da família real Orleans e Bragança na região.
Quando a tarde começar a mostrar sinais de sua chegada, uma dica é contemplar o pôr do sol às margens do histórico canal: há quem diga que o ponto é um dos melhores cenários do Brasil para assistir ao espetáculo natural. Do mesmo modo, vale aproveitar a chegada da noite para conhecer pessoalmente o porquê do Bairro da Passagem ser lembrado como um dos pólos gastronômicos de Cabo Frio.
Sua localização privilegiada também permite aos visitantes fácil acesso a outros destinos populares da cidade, como a Ilha do Japonês, localizada em frente, e a Praia do Forte, que fica a aproximadamente 15 minutos de caminhada do local.
Com tantas qualidades, não é de espantar que o bairro tenha recebido a honraria Travellers’ Choice em 2022, certificando a sua posição como atração reverenciada por visitantes do Brasil e do mundo!
Localizado justamente no Bairro da Passagem, O Hotel Paradiso Del Sol reflete o perfeito equilíbrio entre o requinte e a sofisticação de suas instalações com a beleza natural do local. O paraíso espera por você — clique aqui e faça já a sua reserva!